Nada funciona sem organização. Organizar as finanças da igreja é uma tarefa importante e necessária para que ela possa funcionar. É preciso ter em mente que as finanças de uma igreja são muito mais do que apenas doações, as finanças representam muito mais do que pagar e receber.
Nós preparamos 4 dicas práticas importantes para ajudar você a organizar as finanças da sua empresa imediatamente. Você verá resultados logo que começar a implementar essas 4 práticas.
Para começar, é importante que a igreja tenha um diretor financeiro ou um responsável pelas finanças. Ainda é bastante comum encontrar locais em que as finanças não tem um responsável e passa por várias pessoas. Isso acaba gerando ineficiência e perda de informações no meio do caminho.
Este profissional ou responsável terá a responsabilidade de supervisionar todas as finanças da igreja, como a preparação de orçamentos, controle de gastos, investimentos, etc.
Uma vez que o responsável pelas finanças da igreja estiver em cargo, é importante que seja definido um plano financeiro. O plano financeiro deverá incluir metas para a igreja alcançar ao longo do ano, bem como as despesas necessárias para atingir essas metas. Além disso, o responsável deverá estabelecer limites de gastos e garantir que os recursos financeiros disponíveis sejam usados de maneira eficiente.
Outra forma prática de organizar as finanças de uma igreja é estabelecer políticas e procedimentos para os orçamentos e pagamentos. É importante que essas políticas sejam seguidas para garantir que as contas sejam pagas em dia e que nenhuma despesa seja feita sem o devido autorização. Além disso, é importante que as políticas de pagamento sejam claramente comunicadas a todos os membros da igreja.
Essa parece uma dica meio óbvia, mas acredite, muita gente não faz e isso causa inúmeros problemas. Estou falando de criar uma conta bancária exclusiva para a igreja. Depois de estabelecer o orçamento, é importante abrir uma conta bancária apenas para a igreja e parar de compartilhar recebimentos e despesas com contas pessoais. Isso ajudará a manter as finanças organizadas e seguras. A conta deve ter controles para evitar fraudes e manter a segurança, e também para não misturar seu financeiro pessoal com o financeiro da igreja.
Por fim, é importante que a igreja tenha um bom sistema de gestão e controle financeiro. O controle financeiro da igreja deve incluir a análise dos relatórios financeiros, a manutenção de registros precisos, bem como a preparação de balancetes e orçamentos. O controle financeiro também deve incluir a auditoria interna e a verificação das contas a receber e a pagar da igreja.
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Afinal, depender de planilhas para controlar algo tão importante como uma igreja é um risco muito grande e que certamente você não quer correr, não é mesmo?
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Comece agora a transformar a sua igreja com esses 4 passos e você verá rapidamente uma grande mudança acontecer.
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